Categoria: Informações para o público geral

  • Nervo ciático

    Nervo ciático

    Parte dos sintomas que têm alguma relação com o nervo ciático podem ser compressões ou lesões nervosas na região da pelve, raramente cogitados. Muitos destes casos, pelos sintomas apresentados ao médico, acabam direcionados para o neurocirurgião ou cirurgião de coluna. Porém, após diversas consultas, uma série de exames e, não raro, procedimentos cirúrgicos relacionados à…

  • O que é Neuropelveologia?

    A Neuropelveologia foi idealizada pelo ginecologista francês, radicado na Suíça, Dr. Marc Possover, que, ao começar a identificar e separar os nervos que cruzam a pelve para preservá-los em cirurgias radicais para câncer ginecológico, abriu uma nova perspectiva. Esta nova visão abriu a possibilidade para uma série de diagnósticos e tratamentos antes impossíveis pelos riscos…

  • O que é compressão vascular

    A compressão vascular pélvica pode ser uma causa de dor e, por sua vez, pode apresentar várias etiologias que levam à obstrução de fluxo sanguíneo, à dilatação dos vasos e à compressão de outras estruturas da pelve, como os nervos. As varizes pélvicas são uma dessas causas e normalmente estão associadas à congestão da veia…

  • Neuromodulação na lesão medular: descrição do procedimento

    Na neuromodulação os eletrodos são implantados por meio da videolaparoscopia. Trata-se de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva em que o cirurgião faz uma incisão de 1 cm no umbigo para introduzir uma câmera cirúrgica e mais três incisões de cerca de 0,5 cm para a passagem dos instrumentais cirúrgicos. Além disso, mais duas incisões de…

  • Neuroestimulação de raízes sacrais

    Idealizada por Brindley, em 1977, a neuroestimulação de raízes sacrais por meio do implante de neuropróteses apresentou resultados favoráveis e vem sendo difundido em todo o mundo. Implantado em mais de 2.500 pessoas com lesão medular nos últimos 20 anos, permitiu à maioria dos pacientes a retomada do controle urinário, abandono do uso de cateteres…

  • Alterações agudas e crônicas após lesão medular

    Nos primeiros meses após a lesão medular (LM), o organismo do paciente sofre uma série de alterações decorrentes da redução da atividade nervosa, por exemplo: redução da pressão arterial e da frequência cardíaca; risco de insuficiências cardíaca e respiratória; alterações no sistema que regula a temperatura do organismo; perda do tônus muscular. Passada esta fase,…

  • Implante de neuromoduladores

    O implante de neuromoduladores na região pélvica possibilita retomar funções perdidas de nervos desta região, trazendo de volta, por exemplo, o estímulo nervoso à uretra, à bexiga e ao ânus, diminuindo o risco de incontinência urinária e fecal. Além desta utilização, estes neuromoduladores podem ser a chave para diversos outros problemas, como, por exemplo, disfunções…

  • Nasce uma nova especialidade médica: Neuropelveologia

    O termo Neuropelveologia foi criado em 2003 pelo médico francês radicado na Suíça, Prof. Dr. Marc Possover. De lá para cá, inúmeros foram os avanços observados nesta área, trazida ao Brasil pelo Dr. Nucelio Lemos. A Neuropelveologia surgiu de uma nova abordagem ao lidar com os nervos lombares e sacrais – que controlam as pernas,…

  • Sintomas

    O quadro clínico de compressões intrapélvicas depende sobretudo da causa da lesão e do(s) nervo(s) acometido(s) Em suma, as neuropatias compressivas se apresentam com dor, aumento da sensibilidade e/ou sensação dolorosa causada por estímulos em geral não dolorosos em determinadas áreas da pele, já as lesões infiltrativas (endometriose) se apresentam com perda de força. As…

  • Tratamento das disfunções pélvicas

    A população hoje vive mais e melhor. O acesso à saúde e a longevidade crescem não apenas no Brasil, mas em todo o planeta. Consequentemente isso ajuda a aumentar a incidência dos problemas de saúde referentes à idade avançada. Os avanços da medicina e novas descobertas tecnológicas também têm permitido diagnósticos mais precisos, antes impossíveis.…