Nervo ciático


Parte dos sintomas que têm alguma relação com o nervo ciático podem ser compressões ou lesões nervosas na região da pelve, raramente cogitados.

Muitos destes casos, pelos sintomas apresentados ao médico, acabam direcionados para o neurocirurgião ou cirurgião de coluna. Porém, após diversas consultas, uma série de exames e, não raro, procedimentos cirúrgicos relacionados à dor, surgem as suspeitas que mais tarde levarão estas pacientes ao correto diagnóstico.

As causas são diversas, entre elas infecção ou cirurgias pélvicas, que podem causar fibrose. Outra causa pode ser a endometriose, que é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva, caracterizada pela presença do endométrio, tecido que geralmente reveste a parte interna do útero, em outras regiões do corpo, como ovários ou dentro da pelve.

Neste último caso, mesmo após cirurgia para retirada de toda a endometriose visível, ela pode permanecer dentro de nervo ou levar ao surgimento de novos vasos sanguíneos, que acabam comprimindo nervos ou raízes sacrais.

O surgimento de novos vasos ou de fibrose sobre os nervos pode também ser decorrente de algumas cirurgias, como a de incontinência urinária ou do prolapso genital (bexiga caída).

Como as vias de acesso para o médico nestes procedimentos estão muito próximas das raízes sacrais, a manipulação cirúrgica pode ocasionar hematomas nestas regiões, que causam fibrose ou a formação dos novos vasos sanguíneos.

Estes sintomas, além de atípicos na prática ginecológica, às vezes surgem anos após o procedimento, o que dificulta muito o diagnóstico, bem como a correlação com a cirurgia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *