Dor

Implante de neuromoduladores

O implante de neuromoduladores na região pélvica possibilita retomar funções perdidas de nervos desta região, trazendo de volta, por exemplo, o estímulo nervoso à uretra, à bexiga e ao ânus, diminuindo o risco de incontinência urinária e fecal. Além desta utilização, estes neuromoduladores podem ser a chave para diversos outros problemas, como, por exemplo, disfunções …

Implante de neuromoduladores Leia mais »

Nasce uma nova especialidade médica: Neuropelveologia

O termo Neuropelveologia foi criado em 2003 pelo médico francês radicado na Suíça, Prof. Dr. Marc Possover. De lá para cá, inúmeros foram os avanços observados nesta área, trazida ao Brasil pelo Dr. Nucelio Lemos. A Neuropelveologia surgiu de uma nova abordagem ao lidar com os nervos lombares e sacrais – que controlam as pernas, …

Nasce uma nova especialidade médica: Neuropelveologia Leia mais »

Sintomas

O quadro clínico de compressões intrapélvicas depende sobretudo da causa da lesão e do(s) nervo(s) acometido(s) Em suma, as neuropatias compressivas se apresentam com dor, aumento da sensibilidade e/ou sensação dolorosa causada por estímulos em geral não dolorosos em determinadas áreas da pele, já as lesões infiltrativas (endometriose) se apresentam com perda de força. As …

Sintomas Leia mais »

Nervo ciático

Parte dos sintomas que têm alguma relação com o nervo ciático podem ser compressões ou lesões nervosas na região da pelve, raramente cogitados. Muitos destes casos, pelos sintomas apresentados ao médico, acabam direcionados para o neurocirurgião ou cirurgião de coluna. Porém, após diversas consultas, uma série de exames e, não raro, procedimentos cirúrgicos relacionados à …

Nervo ciático Leia mais »

Endometriose

O primeiro relato de invasão endometriótica do nervo ciático data de 1955 (Denton&Sherrill). O quadro mais conhecido é o “pé caído catamenial” (Volpi et al, 2005). Porém, praticamente todos os nervos do plexo sacral podem sofrer a invasão da doença. Nesses casos, o quadro clínico vai depender do nervo acometido. Há, também, relatos na literatura …

Endometriose Leia mais »

Compressão vascular

Em suma, as varizes pélvicas são uma etiologia conhecida como dor pélvica crônica, normalmente associada à congestão da veia ovariana. (Freedman et al, 2010) Porém, pouco se encontra na literatura algo sobre o papel das demais varizes pélvicas, comumente encontradas na prática ginecológica (Figura 1). Além disso, todos os procedimentos cirúrgicos pélvicos e perineais podem …

Compressão vascular Leia mais »

Compressão nervosa intrapélvica: uma mudança de paradigmas

Dor pélvica, genital e lombar são queixas frequentes na população em geral. Sintomas como ciatalgia ou dores glúteas e dores com irradiação para membros inferiores são habitualmente atribuídos a discopatias ou outras doenças da coluna. As dores pélvicas e perineais são, também, com frequência atribuídas a agravos do trato genital inferior. Uma vez excluídas estas …

Compressão nervosa intrapélvica: uma mudança de paradigmas Leia mais »

Translate »