Alterações Urinárias e Evacuatórias

Tratamento das disfunções pélvicas

A população hoje vive mais e melhor. O acesso à saúde e a longevidade crescem não apenas no Brasil, mas em todo o planeta. Consequentemente isso ajuda a aumentar a incidência dos problemas de saúde referentes à idade avançada. Os avanços da medicina e novas descobertas tecnológicas também têm permitido diagnósticos mais precisos, antes impossíveis. …

Tratamento das disfunções pélvicas Leia mais »

Reabilitação neurofuncional

Uma das novidades no tratamento das alterações urinárias e evacuatórias é a reabilitação neurofuncional, por meio do implante laparoscópico de eletrodos. Esta técnica permite alcançar os nervos periféricos por meio de uma cirurgia laparoscópica, realizada através de pequenas incisões e introdução de uma câmera de vídeo e instrumentos cirúrgicos, que são guiados pelo médico que …

Reabilitação neurofuncional Leia mais »

O impacto da disfunção autonômica na qualidade de vida

Dentre os fatores que mais comprometem a qualidade de vida dos portadores de LRM (lesão raquimedular), podemos citar a disfunção autonômica dos órgãos pélvicos e a espasticidade e atrofia dos membros inferiores com suas complicações. Isso inclui infecções urinárias de repetição, insuficiência renal, escaras de decúbito, hipotensão etc. (Charlifue et al, 1999) Tetraplégicos elencam eventualmente …

O impacto da disfunção autonômica na qualidade de vida Leia mais »

Disfunção urinária em casos de LRM

As funções de armazenamento e esvaziamento do trato urinário inferior (TUI) dependem da regulação de centros localizados no cérebro, no tronco encefálico, na medula e nos gânglios periféricos. (Groat & Yoshimura, 2006) Sendo assim, a disfunção urinária decorrente da LRM (lesão raquimedular) dependerá do nível e extensão da lesão e, consequentemente, de quais destes centros …

Disfunção urinária em casos de LRM Leia mais »

Disfunções intestinais em pacientes com LRM: sintomas e tratamentos

De acordo com a literatura médica disponível, apesar da maior ênfase dada aos agravos da LRM (lesão raquimedular) e ao trato urinário inferior, as disfunções intestinais são responsáveis por 11% das readmissões dos lesados raquimedulares. (Middleton et al, 2004) Na fase crônica da LRM, os principais sintomas observados são: dor abdominal mal localizada; distensão abdominal; …

Disfunções intestinais em pacientes com LRM: sintomas e tratamentos Leia mais »

A Neuropelveologia na reabilitação de lesados medulares

De fato, a lesão medular (LM) é descrita como uma das maiores calamidades às quais estão sujeitos os seres humanos. Tomar conhecimento da paralisia, das disfunções vesical e intestinal, da dependência de terceiros, do alto risco de complicações (escaras, complicações urinárias etc.) leva a maioria dos lesados medulares a enxergar um horizonte com nada além …

A Neuropelveologia na reabilitação de lesados medulares Leia mais »

Translate »