Mês: setembro 2021

O que é Neuropelveologia?

A Neuropelveologia foi idealizada pelo ginecologista francês, radicado na Suíça, Dr. Marc Possover, que, ao começar a identificar e separar os nervos que cruzam a pelve para preservá-los em cirurgias radicais para câncer ginecológico, abriu uma nova perspectiva. Esta nova visão abriu a possibilidade para uma série de diagnósticos e tratamentos antes impossíveis pelos riscos …

O que é Neuropelveologia? Leia mais »

Neuromodulação na lesão medular: descrição do procedimento

Na neuromodulação os eletrodos são implantados por meio da videolaparoscopia. Trata-se de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva em que o cirurgião faz uma incisão de 1 cm no umbigo para introduzir uma câmera cirúrgica e mais três incisões de cerca de 0,5 cm para a passagem dos instrumentais cirúrgicos. Além disso, mais duas incisões de …

Neuromodulação na lesão medular: descrição do procedimento Leia mais »

Neuroestimulação de raízes sacrais

Idealizada por Brindley, em 1977, a neuroestimulação de raízes sacrais por meio do implante de neuropróteses apresentou resultados favoráveis e vem sendo difundido em todo o mundo. Implantado em mais de 2.500 pessoas com lesão medular nos últimos 20 anos, permitiu à maioria dos pacientes a retomada do controle urinário, abandono do uso de cateteres …

Neuroestimulação de raízes sacrais Leia mais »

Alterações agudas e crônicas após lesão medular

Nos primeiros meses após a lesão medular (LM), o organismo do paciente sofre uma série de alterações decorrentes da redução da atividade nervosa, por exemplo: redução da pressão arterial e da frequência cardíaca; risco de insuficiências cardíaca e respiratória; alterações no sistema que regula a temperatura do organismo; perda do tônus muscular. Passada esta fase, …

Alterações agudas e crônicas após lesão medular Leia mais »

Implante de neuromoduladores

O implante de neuromoduladores na região pélvica possibilita retomar funções perdidas de nervos desta região, trazendo de volta, por exemplo, o estímulo nervoso à uretra, à bexiga e ao ânus, diminuindo o risco de incontinência urinária e fecal. Além desta utilização, estes neuromoduladores podem ser a chave para diversos outros problemas, como, por exemplo, disfunções …

Implante de neuromoduladores Leia mais »

Nasce uma nova especialidade médica: Neuropelveologia

O termo Neuropelveologia foi criado em 2003 pelo médico francês radicado na Suíça, Prof. Dr. Marc Possover. De lá para cá, inúmeros foram os avanços observados nesta área, trazida ao Brasil pelo Dr. Nucelio Lemos. A Neuropelveologia surgiu de uma nova abordagem ao lidar com os nervos lombares e sacrais – que controlam as pernas, …

Nasce uma nova especialidade médica: Neuropelveologia Leia mais »

Translate »