Neuropelveologia

História da Neuropelveologia

A história da Neuropelveologia começa com o ginecologista francês radicado na Suíça, Marc Possover, idealizador da especialidade. Ao começar a dissecar os nervos que cruzam a pelve para preservá-los em cirurgias radicais ginecológicas, Possover apresentou acima de tudo uma nova perspectiva na abordagem desses nervos. Esta nova visão abriu de fato a possibilidade de haver …

História da Neuropelveologia Leia mais »

O que é Neuropelveologia?

A Neuropelveologia foi idealizada pelo ginecologista francês, radicado na Suíça, Dr. Marc Possover, que, ao começar a identificar e separar os nervos que cruzam a pelve para preservá-los em cirurgias radicais para câncer ginecológico, abriu uma nova perspectiva. Esta nova visão abriu a possibilidade para uma série de diagnósticos e tratamentos antes impossíveis pelos riscos …

O que é Neuropelveologia? Leia mais »

Neuroestimulação de raízes sacrais

Idealizada por Brindley, em 1977, a neuroestimulação de raízes sacrais por meio do implante de neuropróteses apresentou resultados favoráveis e vem sendo difundido em todo o mundo. Implantado em mais de 2.500 pessoas com lesão medular nos últimos 20 anos, permitiu à maioria dos pacientes a retomada do controle urinário, abandono do uso de cateteres …

Neuroestimulação de raízes sacrais Leia mais »

Nasce uma nova especialidade médica: Neuropelveologia

O termo Neuropelveologia foi criado em 2003 pelo médico francês radicado na Suíça, Prof. Dr. Marc Possover. De lá para cá, inúmeros foram os avanços observados nesta área, trazida ao Brasil pelo Dr. Nucelio Lemos. A Neuropelveologia surgiu de uma nova abordagem ao lidar com os nervos lombares e sacrais – que controlam as pernas, …

Nasce uma nova especialidade médica: Neuropelveologia Leia mais »

A Neuropelveologia na reabilitação de lesados medulares

De fato, a lesão medular (LM) é descrita como uma das maiores calamidades às quais estão sujeitos os seres humanos. Tomar conhecimento da paralisia, das disfunções vesical e intestinal, da dependência de terceiros, do alto risco de complicações (escaras, complicações urinárias etc.) leva a maioria dos lesados medulares a enxergar um horizonte com nada além …

A Neuropelveologia na reabilitação de lesados medulares Leia mais »

Translate »