O que é a endometriose?


Importante causa de dor pélvica crônica e infertilidade, a endometriose é uma doença relacionada ao endométrio, o tecido que reveste a parte interna do útero.

Com atividade controlada pela ação dos hormônios femininos, as células do endométrio se multiplicam para servir de suporte da gestação. Com isso, elas oferecem as condições necessárias para a implantação do embrião e formação da placenta.

Caso a gestação não aconteça, o tecido descama e o organismo o expele forma de fluxo menstrual. Começa, então, um novo ciclo.

Existem casos em que o endométrio se desenvolve fora do útero, nas cavidades pélvica ou abdominal, ou acometendo órgãos como tubas uterinas, ovários, intestinos ou bexiga, caracterizando a endometriose. Este tecido passa a ser estimulado da mesma maneira que o tecido de dentro do útero, pelos hormônios femininos.

Assim, mensalmente os implantes se espessam e sangram, podendo infiltrar e provocar aderências entre as estruturas vizinhas, prejudicando a função dos órgãos acometidos e causando dor. A inflamação e as aderências geradas pela endometriose podem levar à infertilidade.

Veja este vídeo para saber mais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *