Mês: maio 2021

O papel da cirurgia neurofuncional no tratamento da endometriose

A neuropelveologia pode ajudar as pacientes com endometriose de três maneiras: permitindo o tratamento da endometriose que acomete os nervos pélvicos; pela prevenção da lesão dos nervos que acometem a bexiga durante a retirada de lesões que se encontrem nas proximidades desses nervos; por fim, por meio da reabilitação de pacientes que tiveram as funções …

O papel da cirurgia neurofuncional no tratamento da endometriose Leia mais »

Sintomas e diagnóstico

A endometriose pode acometer as pacientes de diferentes formas, em diferentes regiões do corpo. Por este motivo, diversos podem ser os sintomas. Contínuos ou intermitentes e de intensidade variável, os sintomas e sinais geralmente apresentam piora durante o período perimenstrual (logo antes, durante e logo após a menstruação). É muito importante relatar ao médico se, …

Sintomas e diagnóstico Leia mais »

Tratamento clínico

O tratamento clínico da endometriose se presta ao alívio da dor e não é eficaz no tratamento da infertilidade. Basicamente, realiza-se com anticoncepcionais que bloqueiam a ovulação e/ou a menstruação ou análogos ao GNRh (o hormônio liberador de gonadotrofina), que induzem uma menopausa química. Qualquer desses tratamentos tem como objetivo diminuir a ação hormonal sobre …

Tratamento clínico Leia mais »

O que é a endometriose?

Importante causa de dor pélvica crônica e infertilidade, a endometriose é uma doença relacionada ao endométrio, o tecido que reveste a parte interna do útero. Com atividade controlada pela ação dos hormônios femininos, as células do endométrio se multiplicam para servir de suporte da gestação. Com isso, elas oferecem as condições necessárias para a implantação …

O que é a endometriose? Leia mais »

Translate »